Eureka 48 anos: “Instrumento de Deus na evangelização da família”

Observando as medidas restritivas de segurança da Pandemia, o Movimento Eureka de Brasília realizou no sábado, dia 19 de setembro de 2020, a Santa Missa comemorativa dos 48 anos de fundação do Movimento.

Presidida pelo Bispo auxiliar de Brasília Dom Marcony Vinícius e concelebrada pelo Diretor Espiritual do Eureka, Pe. Vicente Tavares e pelo Pe. Wellington, da Comunidade Obra de Maria, a Missa reuniou dezenas de eurekistas na sede do Movimento.

Durante a homilia, Dom Marcony ressaltou que se Deus nos quer num movimento que há 48 anos evangeliza, não devemos estar só para nós, mas para o outro, para o próximo e que “Aí vale o Eureka! Eureka é para estar para todos”.

Eureka na generosidade do serviço

O Bispo destacou que tem testemunhado a evangelização do Eureka de perto:
“O Eureka há 48 anos está na nossa Arquidiocese para todos, desde o aspecto formativo – com os Martelos* em toda a sua intensidade – e que o Eureka de fato, está para como Paulo, como Jesus, como Deus, na generosidade do serviço. Dom Marcony ainda disse que além da formação, também a ação de todos os belíssimos trabalhos realizados na Catedral de Brasília, pôde testemunhar por anos e anos, a dedicação do Eureka no Barracão, nas Festas de Corpus Christi, de Nossa Senhora Aparecida, na Semana Santa e nas Adorações, dentre outros serviços para a Igreja de Brasília.

Eureka na evangelização da família

Dom Marcony também reforçou que a presença do Eureka como Igreja se dá como instrumento de Deus na evangelização de crianças, jovens e adultos (Eurekinha, Martelinho e Eureka). “É bem verdade que nesses 48 anos tivemos coisas a corrigir e a criticar e até os dias de hoje temos que aperfeiçoar muitas coisas, mas como o Eureka é de Deus, é de Cristo e tem santos no Céu intercedendo por nós, ele permanece com a sua obra de evangelização”, disse o bispo.

Eureka de Cursos e de Trabalhos Sociais

Para o Bispo, “a maior evangelização do Eureka não são apenas os Cursos, os Retiros, que são muito importantes, sejam os ‘Martelões’, sejam os ‘Martelinhos’”, destacou; mas que o Eureka deve “ser testemunho de unidade, de comunhão, de fé, de amor. Também assim tem sido testemunho, sempre o Eureka está aberto para os trabalhos sociais. Como abrimos o Eureka para nossos irmãos despejados em certa época e que aqui foi a casa deles por um tempo, como fizemos tantos trabalhos sociais, a começar com a ‘Sopa dos Pobres’ iniciada na Vila Planalto. Serviço de homens e mulheres que estão pára servir, dar a vida, formar, ensinar a amar, para nunca mais deixar Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A cofundadora do Eureka, Sra. Maria Amélia Teles, deixou a seguinte mensagem que foi lida ao final da Missa.

Parabéns ao Eureka!
Ao Dom Marcony, que viu nascer o MEB, gratidão sempre!
Hoje celebramos 48 anos de fé, entrega, perdão, saudade.
Vi doação encarnada em gestos de misericórdia, amor prostrado em noites de vigília, canto sufocado por lágrimas não reveladas, ternura de mãe na devoção a Maria…
Persevera, “filho meu”!
Abraça o que te ensinei
Assim, “a vida a buscar, a luta no viver, o olhar para trás, jamais vão te vencer”
Meu poema é oração, vim cantar na solidão; ela revela nossas cantigas, nosso jeito de viver, sacia tua sede aos pés do meu Senhor… foi Ele que me pediu esse “EUREKA”, esse “ACHEI”, e hoje, eu lhe dei, pleno de amor.

(Homenagem ao Dom Ávila)

Acesse o vídeo com a íntegra da Missa clicando aqui!
Acesse o vídeo dos 48 anos com as homenagens do Pe. Vicente, Mônica e outros clicando aqui!

*Martelos: nome dado às palestras ministradas no Curso Eureka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *