O EUREKA – HISTÓRIA

1972 – Há mais de 45 anos, jovens com grandes anseios, com uma intensa procura, e com grandes vazios, buscavam o verdadeiro sentido de suas vidas.

Esses jovens vão a Dom Ávila – na época Padre Ávila, em busca de uma palavra amiga, de conforto e de um apoio maior que os ajudassem a encontrar uma resposta aos seus chamados interiores, aos seus anseios.

Dom Ávila percebe nesses jovens a necessidade de algo mais profundo, de uma fé mais duradoura, que os fizessem crescer no seu dia a dia.

Pensando nisto, falou a respeito com Graciliana Teles, na época, Irmã Graciliana, e ambos se puseram a pensar. Em virtude de naquele tempo só existirem em Brasília encontros para casais adultos e adolescentes, como o Cursilho e o TLC, eles resolveram criar um Movimento que atendesse a faixa de pré-adultos.

Era julho de 1972 e ambos começaram a rezar naquela intenção, como também a pedir orações a pessoas amigas.

Em agosto, do mesmo ano, realizava-se o XI Cursilho Feminino. Eles foram e aproveitaram a oportunidade para melhor conversarem sobre o Movimento, que tanto almejavam fundar.

Neste mesmo Cursilho convidaram várias pessoas a fazer parte da equipe fundadora. Todos se propuseram a ajudar, pois sabiam que “Não basta crer na verdade, é preciso viver a verdade em que se crê”.

Marcou-se então a data da primeira reunião para o dia 16 de setembro de l972. Data esta que marcou a fundação do Movimento.

Todas essas pessoas que começaram esta história haviam já encontrado e assumido a resposta que agora procuramos. E quando todos se sentiram seguros e firmes em seus ideais, marcou-se a data do Primeiro Eureka: 17 e 18 de novembro de 1972.

Mas havia um problema: que nome teria o Curso?

Durante uma viagem, Graciliana refletindo, chegou a um nome: “EUREKA”.

Embora com dúvidas, Dom Ávila, aceitou e aclamou “EUREKA” palavra grega que significa “ACHEI”, “ENCONTREI”.

Depois, também dentro de um ônibus, Graciliana escreveu o Hino do Eureka. E foi assim que o Eureka se tornou “Vida a buscar e luta no viver”, conforme diz o refrão do nosso hino.

Nomes como “Martelos”, “Operários”, “Alicerce”, “Suporte da Caminhada”, “Mergulhos” foram aparecendo.

Escolheu-se a padroeira, a nossa querida madrinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, devendo-se esta escolha a Dom Ávila, que trazia de berço essa devoção, através de seus pais, Vicente e Vicentina. E como Patrono o Eureka tem a graça de contar com o Divino Espírito Santo, também de grande devoção de nosso querido fundador.

E aos 17 e 18 de novembro de 1972 realizou-se o 1º Eureka Feminino e em junho de 1973, o 1º Eureka Masculino.

Muitos jovens descobriram a sua vocação em um curso Eureka. Vários casais se uniram pelo Sacramento do Matrimônio e outros jovens sentiram um chamado mais forte do Cristo e abraçaram a vida sacerdotal, como os padres: Otoniel, Sávio e Adonias; e a vida missionária, como os irmãos: João de Deus, Assis, entre outros.

O Eureka foi crescendo. A cada dia mais jovens procuravam o Movimento e experimentavam um encontro forte e definitivo com Jesus.

A cada ano o Eureka ia se estruturando cada vez mais. Criou-se a Diretoria, que ainda nos dias atuais, tem a missão de dirigir o Movimento, promovendo a evangelização por meio do Curso Eureka – canal visível da Graça de Deus ao longo de toda a sua existência.

Escolheu-se, também, o horário das 18h para o encontro de todos os membros do Movimento, pela Oração do eurekista que é rezada todos os dias. A intenção, desde sempre. foi que neste horário, onde quer que se encontre, o eurekista tenha um encontro espiritual com toda a comunidade.

 

ORAÇÃO DO EUREKISTA (Oração das 18h)

Senhor, venho a Ti ao cair deste dia. Em Ti, todo fardo é leve. Dá-me um repouso que restaura a alma; uma paz profunda e duradoura. Alivia-me de todas as preocupações. Dá-me a fidelidade a teus apelos. Guarda em teu nome e sob a proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro os “Eurekistas” teus apóstolos de hoje. Eureka, Domine: Amém.