DOM ÁVILA – BIOGRAFIA

Dom Ávila

Aos dez dias do mês de abril do ano de 1929 – nasce WALDIR DO ESPÍRITO SANTO ÁVILA, em Datas/MG. Primeiro dos nove filhos do casal católico Vicente e Vicentina Ávila.

Aos dois meses de idade o pequeno adoece. Os pais prometem fazer do filho um sacerdote caso ele se cure e pedem a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de São Geraldo.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Padroeira desde a infância e por toda a vida de Dom Ávila, sempre presente na imagem à cabeceira de sua cama.
“Prostrados, agradecemos à Virgem do Perpétuo Socorro esta tão grande graça.” (agradecimento à Maria pela cura do filho, registrado por Dona Vicentina em seu diário).

Batizado – Geraldo do Espírito Santo Ávila – Logo que recobrou a saúde a criança recebe no Batismo o nome de Geraldo, em honra ao santo intercessor. O sacramento ministrado pelo Pároco Afonso Ligório de Souza, aconteceu na sala da casa da família.

A Oração – Um homem piedoso, um homem de coração contrito, manso e humilde, um homem de oração vem, com toda certeza, de um berço de igual valor.

Desde a mais tenra infância o menino crescia como Jesus, “em idade, sabedoria e graça…” Com apenas 2 anos Geraldo já rezava à Nossa Senhora e ao Anjo da Guarda. Aos quatro anos rezava o Terço e conhecia os principais trechos do Catecismo.

A Brincadeira Preferida – Aos oito anos de idade a brincadeira predileta era rezar Missa, assistida por seus irmãozinhos.

Coroinha – Com a idade de oito anos assume seus primeiros trabalhos na Igreja, como Coroinha do Pe. Sebastião Ribeiro Viana. Foi também, até sua ida para o Seminário, secretário da congregação de São Tarcísio.

Formação Sacerdotal – 02/02/1941 – Dia de Nossa Senhora da Luz, com 12 anos, entra para o Seminário de Diamantina.

Em 05/12/1947 conclui o Curso de Humanidades, recebe a Batina das mãos de Dom Serafim Gomes Jardim.

Sub diaconato – Aos 30/11/1952 – recebe o sub diaconato. No cartão lembrança esta mensagem: “A JESUS POR MARIA.” Neste mesmo ano, no mês de maio, foi acometido por uma infecção que o deixou no leito por um mês. Os pais pediram novamente a intercessão de Maria e, nos relata dona Vicentina em seu álbum:
“Em poucos dias vimos nosso filho forte, como se nada tivesse acontecido.”

Diaconato – 24/05/1953 – dia de Pentecostes, recebe das mãos de Dom

Serafim, o sagrado Diaconato, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina.

ORDENAÇÃO SACERDOTAL – Aos 29/11/1953, com 24 anos, é ordenado Sacerdote
GERALDO DO ESPÍRITO SANTO ÁVILA, recebe das mãos de Dom João de Souza Lima, o sagrado Presbiterado.

Os pais Vicente e Vicentina cumprem a promessa feita – devolvem a vida do filho a Deus.

Primeira Missa – Com o Tríduo preparatório, foi celebrada a Primeira Missa do Pe. Geraldo, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Datas, sua cidade natal e a cidade de Diamantina festejaram com intensa alegria a ordenação do novo sacerdote. O jovem padre, acompanhado dos pais, agradece as manifestações de carinho.

Vigário – Sua primeira nomeação como padre foi a de Vigário-Cooperador de Guanhães/MG. Realizou junto à população desta cidade um intenso trabalho
até o ano de 1957.

Diamantina – 1957 – Retorna a Diamantina como Cura da Catedral. Exerce, ainda, as funções de: Diretor das Obras das Vocações, Diretor de Ensino Religioso, Secretário do Cabido, Cônego Catedrático e membro do Conselho Administrativo.

Brasília – 05/08/1962 – Este dia marca um novo tempo na vida da jovem Capital com a vinda do jovem Pe. Geraldo, que aqui realizou grandes obras, trazido por Dom José Newton, com quem trabalhara em Minas Gerais.

Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília – 08/08/1962 – Nesta data é nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília.

Nomeações – Em 1965 é nomeado, cumulativamente, com funções que já exercia, Pároco da Igreja São José e Pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento. Em

1969 – Pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, do Gama. 1970 – com a inauguração da Catedral Metropolitana, passa a responder pela mesma, acumulando com a Vila Planalto, Bom Jesus e Casa do Candango.

Prelado de Honra – 1971 – Por seus méritos e realizações nas diversas e importantes funções que exerceu na Capital Federal, em especial na Cúria Metropolitana como Vigário-Geral, Pe. Ávila recebe do Papa o título de “Prelado de Honra” das mãos de Dom Newton.

EUREKA – 1972 – Um dos numerosos frutos de seu incansável trabalho na Vila Planalto é o Movimento Eureka. Monsenhor Ávila, estuda uma forma de atender a ânsia dos jovens que querem um encontro mais profundo com Deus. Após sucessivas reuniões com pessoas de boa vontade e muita oração nasce o Movimento Eureka de Brasília, destinado a atender jovens em busca de uma maior espiritualidade. Hoje o Movimento Eureka, com mais de quatro décadas de existência, conta com mais de 7000 membros, e de 1000 martelistas (adolescentes que fizeram o Martelinho) e 250 “Eurekistas Mirins” (Crianças que fizeram o Eurekinha).

Obras Sociais – Das incontáveis obras assistenciais de Monsenhor Ávila destacamos: a Sopa de São Francisco de Assis, a ASBOM – Associação do Bom Jesus, a fraternidade Pastoral de Maria e tantas outras atividades para os pobres, sempre com foco na evangelização, não se esquecendo do corpo – templo do Espírito Santo, dando alimentação, alfabetização e ensino religioso.

“Se tivesse de começar tudo de novo seria novamente padre.” (Dom Ávila)

Movimentos e Pastorais – Sem se descuidar dos seus movimentos e pastorais, que em determinada época chegavam ao número de 40, Monsenhor Ávila participava dos grandes acontecimentos em Brasília e na Catedral. Era presença constante e obrigatória em todas as solenidades. Monsenhor Ávila é sagrado BISPO – 03/09/1977 – Por ato de Sua Santidade o Papa Paulo VI, de 27 de junho de 1977: “O Santo Padre Paulo VI houve por bem nomear o reverendíssimo Monsenhor Geraldo de Ávila, atual Vigário Geral, com o título de Gemelle da Numídia e Bispo Auxiliar de Brasília.”

Dom Ávila – Nomeado Arcebispo Militar do Brasil – 31/10/1990- Dom Ávila é nomeado, pelo Papa João Paulo II, Arcebispo Militar do Brasil. Esse  Ordinariado criado no ano de 1989, em acordo firmado entre a Santa Sé e o Brasil, teve como primeiro arcebispo militar Dom José Newton.

Curiosidade: Nos tempos de Seminário o seminarista Ávila se viu obrigado a se licenciar, se apresentar e servir ao Exército. Era a mão de Deus e Maria do Perpétuo Socorro a lhe abrir caminho para a missão que assumiria no futuro como arcebispo militar.

Catedral Rainha da Paz – Logo após sua posse como Arcebispo Militar do Brasil, D. Ávila começou a construção da Catedral dos Militares. Conhecida em todo o país, a catedral recebe visitas de milhares de pessoas que ali acorrem em busca de paz, orações e graças, em especial no dia 25 de cada mês. A Catedral conta com 21 atividades de grupos, entre pastorais e movimentos criados por Dom Ávila.

Arcebispo Militar do Brasil – Além das atividades da Catedral, Dom Ávila coordenou mais de 100 Capelanias Militares em todo o Brasil, visitou a grande maioria das unidades militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros, anunciando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e ministrando os sacramentos.

Jubileu de prata Episcopal – 2002 – Com a graça de Deus Dom Ávila comemorou seu jubileu de prata episcopal à frente do arcebispado militar. A comunidade militar e a brasiliense se uniram para esta tão significante comemoração.

Jubileu de Ouro Sacerdotal – 2003 – Uma vez mais, sob a proteção de Maria e bênçãos divinas a comunidade se uniu para, em oração de louvor, agradecer ao Pai do Céu pela vida sacerdotal de Dom Ávila.

Deus chama seu filho Geraldo do Espírito Santo Ávila – 14/11/2005 – Após uma vida exclusivamente dedicada ao serviço do Senhor, nosso Deus e Criador chama para perto de Si nosso querido Pastor, amigo e irmão Dom Ávila. As doenças que sobre ele vieram com fúria implacável, em especial nos últimos anos, não tiraram a determinação de Dom Ávila em cumprir sempre e sempre sua missão com verdadeiro ardor missionário e evangélico: vida de oração, devoção, dedicação ao Evangelho e ao serviço, em especial, aos mais pobres e oprimidos.

DOM ÁVILA SEUS ENSINAMENTOS CONTINUAM A NOS GUIAR E SEU EXEMPLO DE VIDA A NOS CONDUZIR PELOS CAMINHOS DO BEM, DA PAZ E DO AMOR – O CAMINHO DE JESUS!

 

ALGUMAS FRASES DE DOM ÁVILA

Sobre o Espírito Santo

“Eu conheci o Espírito Santo bem cedo, ainda criança em Diamantina. É claro que, na época, era um conhecimento mais sensível, não tão aprofundado.
Hoje, depois dos estudos e da vivência do Espírito Santo, percebo que a ação DEle ;Ele é profunda e realmente transforma tudo. É uma beleza contemplar a ação do Espírito Santo na Igreja, basta isso para vermos as maravilhas que Deus faz. Observar como Ele age, como Ele conduz. Portanto, a Igreja é conduzida pelo Espírito Santo.”

Sua família

“Sou filho de uma família de nove irmãos e muito católica. Meus pais frequentavam a Missa todos os dias. Por isso, costumo dizer que eu já nasci padre. Aos cinco anos ganhei uma xícara do meu pai. Ela significou muito para mim, pois minha mãe me disse: você beberá café nesta xícara no dia em que
celebrar a primeira Missa. E, essa xícara ficou guardada até o dia da minha ordenação. Naquele dia, minha mãe apareceu lá com a xícara para que eu
tomasse café nela.”

Sobre sua doença

“Peça ao povo que reze por mim. Quero que minha doença seja motivo de maior intimidade de cada um com Deus, por meio da oração”.

 

DOM ÁVILA – ALGUMAS REALIZAÇÕES

Fundador do Movimento Eureka de Brasília.
Fundador da Fundação Raínha da Paz.
Fundador da Catedral Rainha da Paz.
Fundador do Santuário Mãe e Rainha três vezes Admirável de Schoenstatt.
Dedicou-se aos pobres como na distribução diária de 1.600 alimentações, a Sopa de São Francisco.

Em seu trabalho como Arcebispo Militar do Brasil, fez mais de 1.400 viagens em todo o país, evangelizando os militares dos quartéis da maior nação
católica do mundo.