Dom Sérgio da Rocha celebra pela primeira vez no MEB

O Movimento Eureka teve a graça de receber em sua sede o nosso Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, no dia 14/01/2017, para Celebração da Missa de Posse da Diretoria 2016/2018. Ano Novo, início de gestão, tempo propício para recebermos as palavras de nosso pastor, que chegam como verdadeiras sementes de paz, de amor, de concórdia, ao terreno de nossas almas enquanto eurekistas comprometidos com a causa do Reino de Deus, com a Evangelização – carisma primeiro do Movimento Eureka.

Dom Sérgio, em sua homilia, destaca a importância de seguirmos a Palavra da Igreja, a Palavra de Deus, nas várias etapas de nossas vidas, em cada Movimento, em cada Pastoral de nossa Igreja, ressaltando que a Palavra da Igreja está sempre fundamentada na Palavra de Deus. “Quando nós queremos saber qual o caminho a seguir, a primeira referência é a Palavra de Deus. Palavra que vai nos orientando, nos ensinando qual o caminho a seguir”.

Referindo-se a João Batista, (Jo 1, 29-34), Dom Sérgio cita o testemunho dado pelo profeta e nos exorta a evangelizarmos através do testemunho de vida: “Não tem outro jeito de evangelizar, o testemunho que nós damos é um testemunho de fé – testemunho de quem acredita em Jesus e não guarda isso para si, compartilha com os outros a fé, a Boa Nova.”

Enfatiza que a finalidade do próprio Movimento Eureka é a Evangelização, a Missão: “O Eureka desde os seus inícios, na sua identidade, na sua missão, aparece claramente a Evangelização”.

Conclama a Comunidade Eurekista a apresentar Jesus, como o Cordeiro de Deus, com coragem, com fidelidade e com fé, conforme o fez João Batista: “Ser cristão, participar da Igreja, que é a comunidade dos que crêem em Cristo, não é um peso – é uma graça, um dom, é uma alegria que a gente compartilha com os outros”.

“E essa alegria vem de Deus, ela vem do Espírito de Deus. Quem tem o Espírito de Deus caminha nessa alegria e é capaz de dar esse testemunho e dizer: eu vi, eu creio, eu encontrei com Ele. Ele é o que todos esperam, todas esperam – pra poder salvar, libertar, pra trazer vida nova!”

“Hoje tem muita gente à espera, precisando encontrar Jesus, esperando oportunidade para encontrar Jesus e precisa de testemunho. A palavra testemunho, que vem do grego, significa praticamente mártir. A igreja tem na sua história o testemunho de mártires, testemunho de quem dá a vida, de quem está disposto ao sacrifício, de quem não fica por qualquer motivo afastando-se de Jesus, afastando-se da Igreja – mas é capaz de carregar a cruz, de enfrentar sacrifícios, e quando é incompreendido, quando sofre como tantos mártires – permanece fiel, permanece firme.”

“Somos chamados a sermos irmãos, membros de uma grande família que é a Igreja – e aí não entra simpatia ou antipatia, nem modo de pensar ou o que quer que seja, entra que somos filhos do mesmo Pai do Céu, membros da mesma Igreja, portanto – nós somos chamados a dar testemunho de comunhão. Testemunho de comunhão pressupõe diálogo para superar dificuldades, como ocorre em toda família. Busquemos na Eucaristia: Força, e na Palavra: Luz!”

“Somos chamados a dar testemunho de comunhão fraterna, primeiramente entre nós, filhos e filhas de Deus como comunidade cristã. Jesus na última ceia reza ao Pai
dizendo: “Pai que todos sejam um, para que o mundo creia que o Senhor me enviou!” – Isso é condição para evangelizar.”

Dom Sérgio nos mostra a importância do perdão, nos exortando a praticá-lo: “O perdão faz parte da santidade que Deus quer de nós. Santo pede perdão a Deus, santo pede perdão aos outros, santo recebe perdão de Deus, santo recebe perdão dos outros, por isso é que é santo”.

A Igreja em saída merece destaque nas sábias palavras de dom Sérgio, palavras que ainda ecoam em nossos corações nos motivando a seguir firmes na missão: “Nós sabemos que o amor não pode ficar só entre nós. É parte da missão da Igreja: a caridade, a misericórdia. A gente tem que sair, a gente tem que ir ao encontro das pessoas. É o Papa Francisco quem está dizendo, mas foi Jesus quem disse isso há dois mil anos: “VÃO! FAÇAM DISCÍPULOS!” – E como fazer discipulo? Pregando a Palavra, anunciando, no dia a dia com o o testemunho de vida”.

“A igreja é chamada a servir, especialmente os que mais sofrem, a servir os mais pobres, hoje temos gente sofrida de todo jeito – gente necessitada da paz, da esperança, da sabedoria que vem de Jesus, em todas as situações e ambientes da sociedade.”

“Nós evangelizamos pelo testemunho pessoal de uma vida santa, nós evangelizamos pela busca de caminhar juntos e viver fraternalmente a caridade e o amor, mas nós testemunhamos servindo. Através do serviço da caridade. Você vai ao encontro de quem mais necessita para levar a ele a graça que nós recebemos de Jesus Cristo.”

“Nós somos desafiados a caminhar, a dar passos, para que essa identidade do Eureka que é Evangelizar aconteça cada vez mais pelo testemunho pessoal, pelo anúncio através da Palavra e da vida, mas também pelo testemunho comunitário. Que Deus nos ajude.”

Muito obrigado, Dom Sérgio, por sua visita, por sua presença no meio de nós. Esperamos que esta tenha sido a primeira de muitas vezes que nosso Arcebispo nos presenteia com sua pessoa de Bom Pastor, com suas palavras de fé, de orientação, de ânimo e esperança a toda a Comunidade Eurekista.

Para assistir ao vídeo da homilia na íntegra acesse o canal do Movimento Eureka no YouTube: https://youtu.be/XRCn41l2Cy0

#MEB45Anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *