Pentecostes! “Sem a ação do Espírito Santo, ninguém é forte, ninguém é santo!”

Missa de Pentecostes – Em homilia na sede do Movimento Eureka, sábado, 19 de maio de 2018, o diretor espiritual do Eureka, Pe. Vicente Tavares, recordou que o Mestre saúda dizendo “A Paz esteja convosco!”, e mostra o lado e as mãos. O medo e as dúvidas constantes entre os apóstolos, dissipam-se, então.

No Antigo Testamento vemos já ação do Espírito no Vento e no Fogo. Também no Pentecostes, o Espírito se manifesta num vento impetuoso e em línguas de fogo. Em Pentecostes, Jesus transfere sua própria missão aos discípulos: “A Paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, eu também vos envio!”

“Em plena comunhão com o Pai Ele nos envia”. E prossegue, Pe. Vicente, “A Igreja toda é enviada a realizar as obras de Jesus Cristo – como Ele realizou.  Jesus revestiu a Igreja, os discípulos do seu poder. Poder que nos vem da Graça recebida desde o Batismo. Devemos cultivar e dar continuidade a essa Graça.

– Comunicar o Cristo, Palavra eterna do Pai. ‘Quem vos ouve, a mim ouve! Quem vos rejeita, a mim rejeita!'”

Jesus, ao soprar sobre os discípulos, disse: “Recebei o Espírito Santo!” O Espírito Santo é dom de Deus – Jesus nos capacita para toda e boa obra. Nesse momento também, nos lembra o sacerdote, é instituído por Jesus o Sacramento da Confissão: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos!”

Reafirma que o Espírito Santo é dinâmico! A intenção do Pai ao nos enviar o Espírito Santo é que possamos realmente anunciá-Lo. Não podemos aprisionar o Espírito Santo.  É a Igreja, em permanente estado de missão, com a força do espírito Santo, por sua Graça que nos assiste.

“Não existe evangelização sem o Espírito Santo. O Espírito Santo, Pentecostes, não foi um fato isolado.
O Espírito Santo é ontem, hoje e sempre! É este Espírito Santo que vivifica a Igreja.”

Concluindo, Pe. Vicente nos exorta à missão:

“Que o Espírito Santo nos assista e nos dê coragem para continuarmos nossa missão até o fim!
Tenhamos intimidade com o Espírito Santo! Busquemos dia após dia esse Doce Hóspede da alma!
Sem a ação do Espírito Santo, ninguém é forte, ninguém é santo!
Sem o espírito Santo ninguém agrada a Deus.

É o Espírito Santo que alimenta nossa fé, faz de nós, ‘Bocas de Ouro’ – porque falamos das coisas de Deus!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *