Dom Paulo Cezar inaugura Centro Cultural Dom Ávila

O Movimento Eureka de Brasília (MEB) inaugurou, neste 14/11/23, um espaço cultural dedicado ao seu fundador Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila (1929-2005)

O evento iniciou com Santa Missa presidida pelo Cardeal Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília e concelebrada por Dom Augusto Rocha (Bispo Emérito de Floriano/Piauí), Pe. Vanja (Diretor Espiritual do Eureka), Pe. Silas (Cura da Catedral Militar Rainha da Paz), Pe. João César, Pe. Cristiano e Pe. Vandelei.

O Cardeal disse que Dom Ávila foi um grande evangelizador que queria que o Evangelho formasse servidores e servidoras e que os formou!

“Por isso nós estamos aqui, por isso o Eureka está aqui. Por isso nós estamos aqui hoje inaugurando um centro cultural com o nome dele, porque ele formou servidores e servidoras. É missão nossa hoje também levar adiante a obra dele. Como? Continuar a formar servidores e servidoras. Gente que seguindo Jesus Cristo desgasta a vida por amor a Jesus Cristo, gente que não tem medo se servir, de doar, de amar, de fazer da vida um dom de amor, um dom de serviço. Isso é ser cristão!”, afirmou Dom Paulo Cezar.

Para a diretora de Comunicação e Cultura do MEB, Karla Meireles, “a criação do Centro Cultural Dom Ávila (CCDA) na sede do Eureka, além de fazer justa homenagem ao fundador, propiciará a divulgação do Evangelho por meio de formações, catequese e entretenimento católico”.

Primeiro evento do CCDA
A exposição fotográfica sobre Dom Ávila “Entrei para Adorar, sai para Servir” foi lançada na oportunidade. Fotografias, objetos e vestimentas de Dom Ávila, além de um vídeo com depoimentos sobre ele podem ser vistos no local com entrada franca.

  • Quando: Aos sábados, de 18/11/13 a 13/01/24, das 16h às 22h;
  • Onde: Movimento Eureka- SGAN 906 módulo E – Brasília/DF;
  • Informações: Instagram do Movimento Eureka.

Um pouco sobre Dom Ávila
Dom Ávila, precursor da Arquidiocese de Brasília, veio de Diamantina, em 1962, a convite de Dom José Newton, primeiro Arcebispo de Brasília.

Foi o criador e primeiro pároco de diversas igrejas da Nova Capital, tendo desenvolvido inúmeros serviços pastorais como a Pastoral Fraternidade de Maria, Casa da Sopa, que atende diariamente milhares de pessoas em situação de pobreza até os dias atuais.

Fundou o Movimento Eureka de Brasília que evangeliza desde 1972 por meio de retiros, hoje, para adultos, adolescentes e crianças.

Dom Ávila foi Bispo Auxiliar de Brasília e Arcebispo Militar do Brasil.

A exposição fotográfica “Entrei para Adorar, saí para Servir!” é uma realização do Movimento Eureka e do perfil católico Busca Santa.

Diretoria do MEB
“Eureka faz a gente se encontrar!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *