Carlo Acutis: O jovem adorador da Eucaristia

Na manhã deste sábado, 10 de outubro de 2020, o mundo assiste a cerimônia de beatificação de Carlo Acutis, celebrada na Basílica de São Francisco, em Assis, Itália.

Segundo informações do site Vatican News, Frei Carlos Acácio Gonçalves, frade brasileiro e reitor do santuário do Despojamento em Assis, onde Acutis está sepultado, não há dúvidas – “O verdadeiro milagre de Carlos Acutis é a conversão de fiéis”. Impressionado com o interesse, das pessoas de todo o mundo, pela beatificação sobretudo no Brasil, Frei Carlos disse que: “É um mistério divino. Deus está querendo que nós, no Brasil, também despertemos mais para a fé e a espiritualidade”.

Sites, TVs, Jornais e Redes Sociais de todo o mundo viralizam informações sobre o jovem, com fotos e vídeos de Carlo, mostrando que, desde pequeno, ele tinha grande espiritualidade e um amor imenso por Jesus Eucarístico e pelos mais necessitados. O milagre a ele atribuído e reconhecido se deve à cura de um menino brasileiro – que sofria de uma grande deformação congênita no pâncreas, que a ele recorreu.

“Enche-nos de alegria e esperança quando os jovens são os protagonistas que se dispõem a acolher o Dom de Deus. Temos a alegria de olhar para a história de um Santo adolescente – Carlo Acutis, que chega a esse posto de Santidade de forma simples e humilde – a Santidade é assim, é simples porque Deus é simples”, diz Padre Vicente, Diretor Espiritual do Eureka.

Ele ainda recorda que “Cristo fiel ao projeto do Pai, exortou a sua Igreja a ser Santa; Sua palavra ecoa em todos os cantos da terra, de modo a nos inquietar.” “Como é Santo aquele que vos chamou, tornai-vos Santos, também vós, em todo o vosso proceder.” IPd 1, 15. Como membros da Igreja de Cristo, discípulos do Senhor, não podemos nos furtar ao apelo insistente que percorre toda a história da Igreja. Um Santo muito querido por todos nós, no ano de 1991 gritou: “O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos!”. (São João Paulo II).

“Espero em Deus que todos nós possamos melhor corresponder a Deus que nos ama, nos ocupando com aquilo que é nobre, belo e verdadeiro. Beato Carlo Acutis, Rogai por nós!”, finaliza Padre Vicente.

Especialmente mobilizados com a beatificação de Carlo Acutis, jovens do Martelinho (Grupo de Jovens do Eureka) se manifestam pelas Redes Sociais expressando admiração pelo exemplo de santidade do jovem.

Ana Luísa, coordenadora jovem do Grupo Martelinho diz “O que mais me faz admirar o Carlo é a simplicidade da vida dele. Uou! Servia Jesus no pobre como Santa Tereza de Calcutá, tinha amigos como nós, jogava videogame, tinha um blog sobre milagres eucarísticos, ia a escola… Eu vejo as fotos dele e penso: – Ele se parece com os jovens de hoje, calça jeans, tênis, boné, mochila… Mas dentro dele era cultivado o extraordinário no ordinário do dia a dia, como Chiara Corbella.”

Caio, coordenador jovem do Martelinho ressalta que “Apesar de conhecer tão pouco sobre a história de Carlo Acutis, possuo uma grande admiração por ele! Um leigo que provou a possibilidade da santidade no mundo de hoje, sendo santo no simples… é algo que devemos tomar de exemplo! A Santa Missa, o Santo Rosário e a adoração ao Santíssimo Sacramento (práticas diárias do jovem) devem se tornar cada vez mais frequentes para que alcancemos também essa graça da comunhão perfeita com Deus!”

Para Camila, coordenadora adulta do Martelinho “O jovem Acutis nos encanta… Me emociono sempre… Emoção que nos impulsiona e nos encoraja a despertar para o que realmente é essencial…
Carlo tinha um amor imenso pela Eucaristia, e através desse amor eucarístico, ele atraía a muitos a seguir essa fé concreta e autêntica, a começar pela sua própria mãe, que diz que ele foi um pequeno salvador em sua vida, uma vez que desde muito pequeno a surpreendia com indagações insistentes sobre a fé, fazendo-a refletir e se aproximar da Igreja e dos Sacramentos. Como é lindo saber que a família é santificante, e essa união em Deus nos proporciona o caminho da verdade e da vida eterna!”

Daniel, esposo de Camila e coordenador do Martelinho disse: “Um dia desses, numa quinta-feira, participei da Santa Missa e recebi a Eucaristia. Normalmente vou apenas aos domingos, porém essa semana fui motivado pelo exemplo de vida de um jovem chamado Carlo Acutis. Ele buscava a Eucaristia diariamente, pois queria estar perto de Jesus. Louvo e agradeço a Deus pela vida desse Santo Jovem“.

Para a diretora-presidente do Eureka Mônica Parente, “Todos somos chamados a ser santos. Temos o exemplo do jovem Carlo Acutis, de 15 anos, que tinha uma vida normal como qualquer outro jovem – gostava de brincar, estudar e amava informática. Além disso, tinha uma sede de Deus muito grande: adorava a Eucaristia, comungava todos os dias, contemplava Jesus no sacrário antes e depois da Missa. Tinha um grande amor pela Virgem Maria, dizia que ela era a mulher da vida dele. Tinha compaixão pelos pobres, distribuía alimentos para eles todas as noites. Então, temos esse jovem, um exemplo a ser seguido dentro da realidade existencial de cada um de nós. Na verdade, nossa fé precisa ser encarnada e alimentada como fez o jovem Acutis.”

Conheça a apresentação “8 Dicas de Carlo Acutis para alcançar a santidade” elaborada pelo Martelinho/Eureka clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *